terça-feira, 29 de junho de 2010

Cruzadas.

Organizadas entre séculos xi e xiii por autoridades da igreja católica e pelos nobres mais poderosos da Europa, com o objetivo declarado de liberar os cristãos e os lugares considerados santos que estavam em poder de povos mulçumanos.

Em 1095, atendendo ao apelo do papa Urbano segundo para que iniciassem uma guerra santa contra os mulçumanos, os nobres cristãos organizaram as cruzadas, que tiveram como motivação o hábito guerreiros dos nobres e o desejo de retomar importantes rotas e cidades comerciais.
De 1096 a 1270 a cristandade organizou oito Cruzadas, além de uma cruzada popular. O avançar cruzadístico da igreja era esperado pelos imperadores bizantinos como uma ajuda do ocidente.

*Primeira Cruzada (1096-1099): Chamada cruzada dos nobres chegou a conquistar Jerusalém e a organizar na região um reino em moldes feudais.
*Segunda Cruzada (1147-1149): Foi organizada após a reconquista turca de Jerusalém, mas fracassou.
*Terceira Cruzada (1189-1192): Chamada Cruzada dos Reis, devido à participação dos monarcas da Inglaterra (Ricardo Coração de Leão), da França (Filipe Augusto) e do Sacro Império Romano Germânico ( Frederico Barba Roxa). Não atingiu seus objetivos militares, resultou no estabelecimento de acordos diplomáticos com os turcos que possibilitaram as peregrinações.
*Quarta Cruzada (1202-1204): Chamada cruzada comercial por ter sido liberada por comerciantes de Veneza, foi desviada de Jerusalém para Constantinopla, que acabou sendo saqueada.
*5.6.7e8 Cruzadas (1218-1270): Secundárias sob todos os aspectos não tiveram sucesso.

As Cruzadas possibilitaram a primeira grande expansão territorial das sociedades européias, mas não conseguiram resolver as dificuldades, decorrentes do aumento populacional, dos entraves feudais e da ambição por novas terras.
Os saques realizados pelos cruzados nas cidades mulçumanas acabaram transferindo para a Europa grandes quantidades de moedas, o que colaborou para surgimento de companhias mercantes. O medo do desconhecido foi substituído pelo espírito de risco, uma aventura que trazia lucros. Com o renascimento das atividades comerciais e o crescimento das cidades ouve o desenvolvimento do Capitalismo.
Cidades medievais foram assumindo o papel de entroncamento das rotas comerciais.
As Cruzadas foram de muita importância para o desenvolvimento do comercio de temos hoje.

Aceitamos sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário