Quando Vasco da gama chegou as Índias Portugal realizava um sonho: Descobrir outras rotas de navegações para chegar ao oriente. Vasco retornava com um carregamento que superou 60 vezes o custo da expedição.
O rei D. Emanuel decidiu enviar a Índia uma poderosa esquadra, para o oriente, essa esquadra partiu no porto de Lisboa no dia 9 de Março de 1.500, tendo como destino principal a cidade de Calicute. Era composta de 13 navios e conduzia uma tripulação de aproximadamente 1.500 pessoas.
O comando da esquadra Foi entregue a Pedro Álvares Cabral, nobres português.
No decorrer da viagem, a esquadra de Cabral afastou se da costa africana, indo em direção da America.
No dia 22 de Abril os portugueses avistaram um monte, que recebeu o nome de monte Pascoal; a terra foi batizada com o nome de vera cruz, posteriormente alterado pra terra de Santa Cruz é em 1503 Brasil.
Em 2 de maio, a esquadra de Cabral deixou porto seguro e seguiu em direção á Índia, afim de estabelecer tratados de comercio com os povos do oriente.
O comandante ordenou que o navegador Gaspar de Lemos regressasse a Portugal levando noticias da nova descoberta, e encarregou o escrivão Pero Vaz de Caminha de escrever uma carta ao rei de Portugal, relatando os fatos conhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário