quarta-feira, 7 de julho de 2010

Desenvolvimento do comércio com a crise do Feudalismo.


Além do comercio local desenvolveram se grandes rotas de comercio internacional destacando se.

*Rota comercial do norte: Realizada através do Mar do Norte, passava por cidades com Dantizig, Lubeck, Hamburgo, Bremen, Bruges, Londres e Bordéus. O comercil desta rota era comandado pela liga hanseática.
*Rota comercial do sul: Realizada principalmente através do mar mediterrâneo tendo como portos mais importantes os de Barcelona, Marselha, Genova, Veneza, Tunis, Trípoli, Constantinopla. Os comerciantes se dedicavam, sobretudo a importação de especiarias ( cravo, canela, noz moscada, pimenta) e artigos de lixo do oriente.
Interligando essas rotas, havia uma extensa rede de vias terrestres. Nos principais cruzamentos dessas vias, foram sendo organizadas grandes feiras comerciais.

Cidades

Ao longo das novas rotas comerciais, multiplicaram os burgos isto e as cidades. No principio, muitas dessas cidades eram cercadas por altas muralhas, constituindo um núcleo urbano denominado burgo. Cercado de mulharas defensivas, os burgos têm sua denominação derivada do germânico burgus para o latim burgu, que significa fortaleza.
Com o aumento populacional, os burgos eram chamados de burgueses. A expansão econômica e comercial foi acompanhada pelo crescimento social da burguesia.
A princípio, muitas cidades pagavam taxas e impostos ao senhor feudal, pois estavam localizadas em áreas de seu domínio. As cidades independentes (comunas) passaram a eleger um governo que se encarregava da administração e defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário