terça-feira, 6 de julho de 2010

Liga Hanseática.

Cidades medievais foram assumindo o papel de entroncamento das rotas comercias, as cidades italianas enriqueceram muito devido ao monopólio que seus comerciantes conquistaram sobre os produtos vindos do oriente.

Organizaram no norte da Europa as Hansas, ou associações de mercadores. Logo aconteceria a reunião de diversas Hansas no norte da atual Alemanha, dando origem a forte liga Hanseática.
Mercadores se uniram a essa liga que visava facilitar as transações internacionais. A liga Hansa foi uma organização instituída por associações de comerciantes das cidades do norte da Alemanha com finalidade de defender seus interesses. Entre os séculos xiii e xv, converteu em potencia econômica e política.
Os camponeses da liga tinham como objetivo resguardar seu comercio dos piratas e fomentar uma navegação segura, mediante o emprego de faróis, e treinamentos de pilotos e navegadores.
Em 1930, o rei dinamarquês tentou acabar com o poder da liga fechando o canal que leva ao Báltico. Uma esquadra Hanseática tomou Copenhague e impôs um rígido tratado de paz à Dinamarca, tratado de paz de
Stralsund.
No século xiv, a liga hanseática englobava cerca de cem cidades, a maioria alemã
O poder da liga diminuiu progressivamente devido ao poderio crescente dos estados bálticos não alemães.
Em meados do século xvi, os holandeses já controlavam o comércio marítimo desde o báltico ate a Europa ocidental.

4 comentários: